Diz o ditado popular: Treino fácil, jogo difícil. Treino difícil, jogo fácil!

Você que é empresário e conhece de perto os sabores e dissabores no mercado varejista, sabe que houve uma mudança radical no comportamento dos consumidores desde o surgimento da pandemia do Covid – 19.

Sentiu na pele que eles demoraram pra ficar à vontade e sair às compras, ainda por cima saíram com os olhos bem abertos para antecipar como será o “novo normal” para 2023.

Além dessa mudança no modo de agir do consumidor, surgiu o aumento da inflação que elevou os preços de tudo: combustíveis, mantimentos, calçados e roupas, afetando a cadeia de suprimentos.

Mais um desafio para o varejista que precisou adequar seu planejamento e elevar os preços com cautela, trabalhando com baixo nível de estoque.

Donos de lojas passaram o ano de 2022 se juntando aos consumidores para se adequar aos novos padrões de venda e de compra. 

O problema até aqui foi achar o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Por um lado, o consumidor se viu mais disposto a investir mais tempo em busca de um bom produto sem pagar mais caro por ele e o empresário em oferecer mais experiência para os consumidores, elevando o valor percebido.

Nesta busca por adaptar o mercado às condições de pressão e temperatura ideais para equilibrar as necessidades do consumidor e dos varejistas, muita inovação aconteceu. Vamos citar algumas?

– Aumento exponencial das vendas online, que abriu mundos inteiramente novos para ambos os lados, varejistas e consumidores.

– Novos comportamentos de consumo, onde a tecnologia foi um veículo importante para aproximar consumidores e varejistas a utilizarem redes sociais para vender mais e até o Whatsapp entrou em ação com mais eficiência.

– Disponibilidade de crédito para os consumidores através das redes de varejo passou a ser essencial neste contexto.

E aqui a MOOVpay entrou com tudo!

Nós inovamos neste cenário reduzindo tempo e distância entre consumidores e varejistas, numa única direção: fazer tudo pra superar um dos desafios econômicos mais difíceis do século.

A chave para a virada

Os varejistas que superaram e que estão superando a crise entenderam que a pandemia foi – e ainda está sendo – uma grande oportunidade de inovação em todos os sentidos.

Este desafio não é sobre o fim…, mas sim sobre o início de uma grande jornada de crescimento e desenvolvimento que estava represada.  

Agora, chegou a hora da verdade! Na reta final do ano, com a proximidade do Natal e sinais de melhora na economia, precisamos saber qual é a chave da virada. Como será 2023?

Nossa proposta neste artigo é planejar desde agora. Que tal começar respondendo as perguntas cruciais para qualquer negócio?

  • Como o lojista deve se preparar?
  • Que adaptações devem ser feitas no negócio, na loja e no atendimento para aproveitar as mudanças no padrão de consumo?
  • Quais são os métodos mais eficientes para contratar treinar e as equipes?
  • Que tecnologias digitais podem ser usadas para organizar as operações da loja?

Agora o foco é no comportamento do consumidor

A retomada do consumo já revelou um fato novo: foco no preço e no produto não vende mais. 

Você como lojista precisa saber que os maiores especialistas de varejo do mundo descobriram que mais de 60% dos consumidores adotaram um novo jeito de comprar e pretendem seguir o mesmo padrão após a pandemia.

Além do aumento gigantesco na compra de produtos online, outros fatores estão pesando na decisão de consumo, como por exemplo, questões de ética, diversidade, ambientalismo e sustentabilidade.

A boa notícia é que você pode participar de tudo isto e fazer a mágica acontecer na sua loja.

Quer saber como elevar o valor da sua loja a ganhar clientes “fãs” e que te recomendam? Vamos lá…

Dicas à prova de “não”

A MOOVpay recomenda direcionar sua atenção e estratégias de marketing para os consumidores “amigos do planeta”, bem como aqueles que abraçam as causas de minorias e diversidade.

Isto não é apenas um conselho sensacionalista. É um caminho sem volta.

Além de mostrar que sua marca é simpática a essas tendências, você, varejista, pode aproveitar as inovações feitas em logística e oferecer opções de entrega em domicílio, criar programas de fidelidade e aprender a construir relacionamentos pessoais com os clientes.

Esta última tática não custa nada e oferece muito valor aos consumidores.

A grande meta é se adaptar ao novo jeito de consumo e buscar diferenciação das vendas online que, na maioria das vezes é fria e pouco humanizada.

Por falar em vendas online…

A facilidade de comprar tudo pelo smartphone é um gatilho de venda tentador. Mas, fornecer novas experiências de compra imersivas no ambiente físico da sua loja pode tirar o cliente da cama.

Que novas experiências podem ser criadas na sua loja? Veja algumas sugestões: 

Abordagem de qualidade

A ajuda de um bom consultor faz toda diferença para o cliente. 

Mude de vez a imagem de vendedor “tirador de pedido” da sua loja. Não precisa trocar todo o time, mas ofereça um bom treinamento para mudança de abordagem. Cative SORRISOS e esteja sempre disposto a servir alguém.

Sensação tátil e visual

Ao escolher um produto, nada é melhor que a possibilidade de experimentar no próprio corpo, sentir o peso, a textura e a cor real do objeto de desejo. Como está o provador de sua loja? É limpo, arejado e bem iluminado?

Facilidade de troca

Essa é uma vantagem imbatível! Nas compras online o cliente também pode pedir troca e até fazer devolução. Mas, ele tem que embalar tudo como veio originalmente e se dirigir até uma agência de Correios para isso.

Lembre aos seus consultores que eles devem dizer isso ao cliente e serem amigáveis quanto ao prazo limite para trocas.

Adote o Omnichannel

Não se iluda, os consumidores já se ligaram que as melhores empresas de varejo ofertam a venda online além da loja física, ou seja, adotaram o omnichannel.

Dito de forma bem simples, esse é um modelo de negócio em que o cliente pode comprar com você online, mas retirar o produto na loja. Já explicamos bem o conceito num artigo completo. Depois leia com calma clicando aqui.

Em 2023, adotar essa mentalidade híbrida será uma estratégia fundamental para você varejista que deseja aumentar o faturamento, fortalecer o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente.

Responsabilidade social: sua loja tem boa fama?

Você sabia que dois em cada três consumidores são guiados por crenças? Quer dizer, de cada três pessoas que entram na sua loja duas irão com um forte desejo de saber se os produtos e serviços que ele está prestes a comprar respeitam certos valores.

Seus fornecedores são comprometidos com sólidos princípios ambientais, sociais e de governança? Já falamos sobre esse tema com dicas ótimas pra ajudar você. Mais tarde, confira o artigo clicando aqui.

Os varejistas que se adaptam a essa tendência rapidamente constroem laços mais fortes de confiança e lealdade com seus clientes, ao mesmo tempo em que criam operações e processos mais eficientes.

Isso não precisa ser estampado de forma exagerada na loja, basta o cliente ver que você está reduzindo o desperdício, evitando o excesso de embalagens e diminuindo o consumo geral de energia.

Sua empresa precisa criar meios de contribuir com temas ambientais, de maneira transparente e responsável. Deixe que seus clientes percebam suas iniciativas.

Na questão social o cliente também está super antenado. E você?

Pratique a inclusão e a diversidade na hora de contratar colaboradores e parceiros. É simples: escolha com critério na competência. 

Pode apostar que essa será a principal tendência no varejo ao longo de 2023.

Compras sem dinheiro e facilidade digital

Implantar na sua empresa as vendas híbridas e omnichannel também significa criar facilidade para seu cliente obter crédito e fazer transações de forma digital, sem filas e sem burocracia.

Os consumidores estão exigindo mais agilidade e eficiência na hora de pagar por bens e serviços. 

Eles querem ter certeza de que serão ouvidos e bem atendidos caso haja necessidade de suporte após a compra. 

Seu financeiro implementou o pagamento via PIX na boca do caixa? Se ainda não, providencie isso com urgência.

Outra solução mega importante que facilita a vida dos consumidores e lojistas é a inclusão de crédito digital na própria loja. Nós criamos o MOOVcard pensando nos dois lados do processo.   

Veja alguns fatores que formam nosso diferencial:

  • Com o MOOVcard o cliente deixa o crédito das outras operadoras para despesas da família, podendo consumir na sua loja sem comprometer o crédito que já possui.
  • O sistema de adesão do MOOVcard é totalmente digital e usa o celular do cliente. Temos nosso próprio método de checagem e aprovação, em poucos minutos ele já pode começar as compras.
  • A equipe da MOOVpay assume o suporte para atendimento ao cliente. Aliás, um suporte super elogiado pelos parceiros por ser muito rápido e humanizado. Desenvolvemos um App exclusivo que resolve em instantes tudo o que o cliente precisa.
  • A MOOVpay tem como valores a inclusão social, o respeito aos temas ambientais e à diversidade. Sua empresa estará automaticamente associada a uma marca que é moderna, antenada com as tendências do novo normal no comportamento de consumo.
  • Nossa equipe criou a Academia MOOVpay para fornecer gratuitamente o treinamento necessário aos consultores de sua loja. Você direciona tempo e foco em outras áreas de gestão enquanto deixamos seu time bem preparado para vender mais e melhor. 

As vantagens não param por aí. Se sua empresa ainda não tem o MOOVcard agende um bate papo com um de nossos especialistas. Temos certeza que boas surpresas te esperam!

Acesse o site da MOOVpay e veja ainda mais um monte de iniciativas que nos tornaram o #melhoramigodovarejo