Com certeza você já ouviu falar no multiverso e que bilionários do mundo tech têm colocado cada vez mais dinheiro para expansão e criação desse tal multiverso. A ideia pode ser um pouco confusa e até mesmo distante da nossa realidade, porém os multiversos estão mais perto do que você imagina!

O termo multiverso, ou multiuniversos, surgiu para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos para a física e a cosmologia. Basicamente, aqui, estamos falando de vários universos reais e palpáveis que existem na galáxia.

Grandes nomes como Elon Musk (SpaceX) e Jeff Bazos (Amazon) buscam seu lugar no espaço e tem investido bastante na busca de outros universos e na possibilidade de viajar pelo espaço.

Já quando falamos do metaverso, na tecnologia, é bem parecida. Porém, os outros universos são virtuais e o plano de grandes empresas como a Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp) é de aumentar cada vez mais o número de interessados em realizar uma imersão total ou parcial em universos virtuais.

Agora que você já entendeu o conceito de multiverso e metaverso, bora saber um pouco mais sobre como eles estão inseridos na nossa realidade? Vem com a MOOV!

O sucesso do metaverso

Multiverso a novidade do momento

As principais características do metaverso é a imersão total, um mundo que estará sempre lá quando você logar e tudo que faz parte do seu universo virtual seja durável. Assim, percebe-se que para fazer parte do metaverso requer investimentos tanto na realidade quanto no mundo virtual.

Aqui fora precisa-se investir em fone de ouvido e óculos de realidade virtual, além dos sensores táteis de alta resolução para você sentir tudo que acontece no metaverso, a brisa, o calor, o toque de outro personagem, etc.

Já lá dentro, você pode comprar e personalizar seu estilo de vida e roupas. Diversas marcas autorais do mundo real estarão disponíveis para compra no metaverso, como Vans, Gucci, Lojas Renner e até mesmo o McDonald’s, sendo necessário comprá-los através da moeda paralela virtual do universo!

Mas calma, o lanche do Mc Donald’s comprado no virtual também vai chegar no seu mundo real!

Tudo isso tem feito muito sucesso, a Epic Games, criadora do jogo Fortnite, já está no caminho para aumentar a realidade do jogo e transformando-o em um metaverso. A Microsoft também quer adaptar as plataformas de videoconferência para o metaverso, assim, as reuniões de trabalho serão através de avatares numa sala virtual enquanto usamos os utensílios de realidade virtual para estarmos perto.

Multiversos na Literatura e no Cinema

A conexão entre mundos diferentes é tema de diversos filmes e também da literatura. Às vezes nem nos tocamos, desde os famosos super-heróis que levantam e exploram a temática, até nos Contos de Fadas, como em Encantada (2007) da Disney.

Na literatura, as histórias em quadrinhos usam e abusam dos multiversos para usarem o mesmo personagens em diferentes histórias, levantando o famoso questionamento: e se tivesse acontecido diferente?

Os super-heróis da Marvel agora entraram em uma nova fase dos seus filmes, em que exploram o multiverso previamente introduzido nos filmes finais da fase 3, Vingadores: o Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa.

A arte sempre reflete o que estamos vivenciando no momento, não é à toa que os filmes que trazem essa temática conseguem explorar e nos deixar cada vez mais intrigados com essa possibilidade: afinal, estamos sozinhos no universo? Existem outras realidades? De que forma elas funcionariam se existissem?

Ainda não temos as respostas pra tais perguntas, mas trouxemos uma lista de filmes e séries para quem ficou curioso e quer saber mais sobre os multiversos fora do mundo dos heróis:

FRINGE – Globoplay, HBO Max

Esta série sci-fi criada por J.J. Abrams, conhecido pela co-criação da série Lost, revela um mundo paralelo onde a evolução da ciência e da sociedade foram diferentes.

YESTERDAY – Amazon Prime Video

Já imaginou uma realidade sem os Beatles? É isso, mesmo, o filme Yesterday conta a história de um músico amador que se torna o artista mais famoso de todos os tempos com as músicas dos Beatles, após um fenômeno bizarro que fez da banda mais famosa do mundo em inexistente para todo mundo menos para ele.

CORALINE – Apple TV

Este stop-motion relata a história de uma criança solitária que vai para outra dimensão com pais perfeitos. Entretanto, tem algo de sombrio por trás de toda esta perfeição representado pelos olhos de botões pretos.

STRANGER THINGS – Netflix

A série favorita do momento retornou com a sua quarta e última temporada, e para quem não assistiu é um ótimo exemplo de outro universo mais macabro que o nosso. Na pacata cidade de Hawkins, três amigos investigam o desaparecimento de seu outro amigo, Will Bayers.

MOOVverso: os universos da MOOVpay

Neste cenário, aqui na MOOV temos nossos 3 universos, que são a base do nosso negócio e do nosso futuro.

MOOVIN: Acreditamos na inclusão social! Por isso, temos a visão de disponibilizar produtos financeiros com responsabilidade e para um público que deseja consumir mais por menos.

MOOVTECH: Sabemos que a tecnologia é a forma pela qual poderemos oferecer preço justo e agilidade para quem está ávido por ter suas necessidades atendidas.

MOOVINOVA: Nossas soluções estão “fora da caixinha” e fogem ao convencional do mercado atual. Queremos atender bem, melhor e mais rápido, e contamos com um modelo de negócio “direto ao ponto”.

É com a junção dos três que proporcionamos produtos, serviços e materiais de qualidade e que fazem a diferença na vida de todos os MOOVers!

___

Imagens gentilmente cedidas por FREEPEK