Quando você era criança os adultos diziam que você deveria ser legal com as pessoas? Adivinha… Eles estavam certos!

Intuitivamente todo ser humano sabe que agir com gentileza é a melhor forma de viver, que é uma pequena atitude e que causa grandes transformações.

Não é à toa que o dia 13 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional da Gentileza, uma prova clara de que o mundo fica melhor quando somos mais gentis.

Só que, mesmo sabendo disso, a gente não consegue ser gentil com todo mundo o tempo todo. Pra ser sincero, hoje em dia parece que está prevalecendo mais a atitude contrária. 

Por quê? Se agir gentilmente é a soma de pequenos esforços, não deveria ser mais comum ver a bondade espalhada por todo lado? 

A resposta a essa dúvida é simples e vai fazer diferença na sua vida, pode apostar.

O pessoal da redação aqui na MOOVpay foi atrás desse assunto e descobriu coisas muito interessantes. Neste artigo compartilhamos com você algumas curiosidades e surpresas incríveis sobre ser gentil.

É uma leitura de 4 minutos. Vem com a gente…   

Fazer o bem faz bem

Desculpe o trocadilho tão clichê, mas a verdade é essa. Não estamos surfando numa onda de “good vibe”, quem diz isso é a ciência. 

Estudos feitos por pesquisadores de vários países e de áreas diversas do conhecimento humano mostram que ser gentil com os outros aumenta a serotonina e a dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade.

E tem mais: agir com gentileza ativa áreas do cérebro que produzem o sentimento de recompensa, simplesmente porque mais cortisol é liberado no corpo diminuindo nossos níveis de estresse. 

Sabe o que é mais incrível? Em alguns desses trabalhos foi constatado que a pessoa se sente mais feliz quando ela é bondosa com os outros do que quando ela é tratada com bondade.

Ficou complicado? Vamos explicar melhor.

A revista Forbes encomendou uma pesquisa para entender o impacto da gentileza no ambiente corporativo. Quem fez o estudo foi a American Psychological Association (depois você pode ler o resultado clicando aqui).

Eles usaram vários métodos científicos para o estudo, mas um que nós achamos muito legal foi o seguinte: 128 pessoas da mesma empresa receberam um formulário em que deveriam anotar elogios verdadeiros a um colega.

Depois de preenchidos os formulários essas pessoas foram divididas em grupos. Cada membro do grupo leu em voz alta os elogios que o colega fez a seu respeito. A reação de cada um foi medida por sensores em tempo real.

Nem precisa dizer o resultado, né? A maioria esmagadora ficava ultra feliz ao receber um elogio sincero do colega! Mas, não ficou só nisso.

Os pesquisadores descobriram que a sensação de felicidade aumentava quando um membro fazia o elogio ao colega em voz alta. Ou seja, há mais felicidade em ser gentil com alguém do que receber gentileza de alguém!  

Esse estudo que mencionamos foi feito durante o ano de 2016. Será que mudou alguma coisa de lá pra cá?

Vejamos… 

O desafio do Covid-19

Psiquiatras e psicólogos do mundo todo são unânimes em afirmar que a ansiedade, o estresse e a depressão aumentaram assustadoramente durante a quarentena. 

É lógico que um dos maiores motivos disso foi a reclusão forçada.

Ficamos impedidos de satisfazer a necessidade humana da socialização. Quanta saudade bateu em nós daquele simples cafezinho no intervalo da empresa ou daquele papo regado com um chopp descontraído no happy hour…

Esses profissionais da saúde mental contam que não foi suficiente fazer encontros online para suprir de forma plena a essa necessidade que temos de estar juntos. 

As reuniões de trabalho online e as chamadas de vídeo em família ajudaram a amenizar um pouco o problema, mas não deram conta de solucionar o que estava em jogo.

Por que? Porque estávamos desesperados para obter novamente a sensação de bem-estar que é causada nos encontros face a face. 

Mas, o que isso tem a ver com a gentileza?

Tudo! Nos agrupar fisicamente e ajudar o outro aumenta nossa resiliência. 

Ser útil praticando alguma forma de bondade nos fortalece uns aos outros. Recebendo e distribuindo gentileza conseguimos enfrentar melhor as adversidades.

Esse efeito é tão antigo quanto a existência do ser humano, só que durante a pandemia essa necessidade emergiu ainda mais forte.

Durante a pandemia os noticiários publicaram histórias de gente se engajando em alguma prática de gentileza, criando caminhos possíveis de ser solidário aos outros. Por quê será hein? Não é difícil adivinhar.

Agindo assim percebemos que a empatia nos ajudava a ficar mais saudáveis, suportar melhor o isolamento ​​e a ficar emocionalmente estáveis. No mínimo, um pouco mais aliviados.

Gentileza gera gentileza

Esse era o lema do “Profeta Gentileza”, um andarilho solitário que ficou famoso por escrever frases de bondade nos viadutos do Rio de Janeiro.

Não por acaso ele ficou famoso. Seu trabalho “de formiguinha” produziu resultados transformadores em quem refletia nas suas mensagens e experimentava ser mais gentil.

Exercitar nas pequenas coisas um modo mais bondoso de lidar com as pessoas causa um efeito cascata positivo.

Abranda a impaciência, suaviza a dura rotina e consola alguém angustiado. Não se trata de resolver o problema do outro na fonte, mas de demonstrar empatia nos pequenos gestos. 

Indiretamente estamos dizendo à pessoa: “Calma, você pode recuperar o fôlego e recarregar a bateria. Eu te entendo e saiba que você não está só.”

Experimente isso e comprove por você mesmo. Sempre que for se dirigir a alguém acrescente um cumprimento bondoso temperado com algumas palavrinhas a mais, como por exemplo:

  • “Bom dia, tudo bem? Espero que sim. Você poderia me fazer um favor?”
  • “Olá, que bom te ver de novo. Vamos tomar um café juntos? A gente aproveita e fala daquele trabalho.”
  • “Mil desculpas por interromper, mas você pode me atender? Prometo que é só um minutinho.”
  • “Puxa, eu não posso ver isso agora. Mas, olha, te prometo retornar o mais breve possível.”
  • “Vou te falar uma coisa de coração: seu trabalho foi incrível! Parabéns.” 
  • “Adorei essa comida. Como você fez? Ah, eu quero sua receita.” 

Repare que essas colocações a mais na comunicação servem para qualquer pessoa e em todos os momentos. 

Quando nós começamos e terminamos uma conversa adicionando um comentário gentil, adaptamos nosso cérebro a agir de maneira funcional, pois ele “sabe” que iremos ter resultados mais positivos.

Esse nível de positividade aumenta com gratidão e bondade praticados de forma intencional – despertando no outro uma força calmante e estabilizadora.

Em todos os lugares, com todos os seres

Não há lugar nem hora certa pra ser gentil. Isso facilita a tarefa, claro, pois nosso “botão do modo gentil” pode ficar ligado o tempo todo numa boa, sem cansar.

Assim, podemos ser gentis também ao mandar um whatsapp, um email ou na hora de falar ao telefone. Já pensou nisso? Corre lá no celular e dá uma olhada nas suas mensagens. Quem sabe pode melhorar um pouco.

O mais bacana é que isso é contagiante. Se definirmos um tom gentil como padrão para lidar com todos, nosso jeito faz com que eles retribuam da mesma maneira, o que torna tudo mais fluido e natural.

Por quê dissemos “em todos os lugares e com todos os seres”?

A questão é SER gentil e não meramente agir educadamente ou dar  atenção especial a quem pode nos pagar com algum benefício pessoal.

Quando a prática da gentileza é feita com sinceridade, não escolhemos quem, quando nem onde agir assim. As pessoas vão perceber nossa honestidade no trato e tentarão fazer o mesmo.

Não esqueça de incluir os animais e até mesmo as plantas para ser  gentil, pois dá resultado para ambos os lados. 

Não é papo de lunático. Isso é incontestável, pois todas as experiências possíveis já foram feitas e o resultado é sempre o mesmo para humanos, pets e plantas.

Ser gentil com todos os seres inclui você

Vale até se olhar no espelho e fazer elogios a você próprio. Sério, isso é recomendação profissional para recuperar ou manter nossa auto estima lá em cima.

Mas, não basta isso é claro.

Evite se culpar, mesmo que tenha cometido um erro. A gente pode errar mas podemos também acertar na próxima. Essa é a ideia.

O que conta é saber que o oposto da culpa é a reparação. A gente sempre pode consertar algo, mas ficar na culpa é perda de tempo.

Trate bem do seu corpo, seja gentil ao escolher alimentos e bebidas que façam bem, promovendo a saúde pessoal e do planeta. A Natureza agradece e você colhe bons resultados.

Seja gentil com sua saúde mental, selecionando conteúdo saudável e pensamentos produtivos. Escolha companhias que também te tratam com gentileza.

Aí vai uma receita infalível pra ser gentil com você mesmo: Afaste relacionamentos tóxicos e atraia gente boa pro seu convívio.

A prática da gentileza na MOOVpay

Antes de terminar nosso artigo precisamos dizer o motivo de escolhermos esse tema.

Além de participar dessa conscientização que tem o dia 13 de novembro como marco no mundo todo, nossos redatores estão antenados com todas as tendências do mundo empresarial.

E… adivinha!

Até as grandes operadoras de mentalidade capitalista começaram a mudar a maneira de se relacionar com clientes, parceiros e funcionários.

Perceberam que um ambiente corporativo onde as pessoas se tratam com mais gentileza é bom pra todo mundo. 

É óbvio que eles usaram métodos comparativos e notaram que a prática da gentileza deixa as pessoas mais felizes e saudáveis.

Além de saber disso, a MOOVpay nasceu um pouco antes de surgir a pior crise do século – a pandemia do Covid-19. Tivemos que crescer num mercado onde as pessoas estavam tentando trabalhar, mesmo sofrendo.

Foi por isso que escolhemos a inclusão humanizada como um dos alicerces de nossa trajetória e essa escolha se aprimora a cada dia, independente da pandemia.

Decisões pautadas em relacionamento gentil

Tem um monte de coisas que a gente faz pra incluir a gentileza no trabalho. A lista é grande, não dá pra falar de tudo aqui.

Desde a recepção de um novo membro no time, passando pelas campanhas publicitárias, o atendimento e suporte humanizado, o trato com fornecedores, o ambiente planejado para o convívio e muitas outras coisas.

Na Academia MOOVpay oferecemos gratuitamente vários treinamentos aos parceiros varejistas para que a abordagem, a venda e o pós venda sejam baseados na gentileza entre consultores e clientes. 

Queremos que as pessoas sintam prazer em estar na loja, escolhendo produtos de qualidade com preço justo. Queremos que eles retornem e tragam mais pessoas porque sabem que serão ouvidos e conseguirão realizar boas compras, dentro de sua realidade. 

Para que isso seja possível eles não podem ser vistos como meros consumidores, mas sim como pessoas que merecem atenção e tratamento gentil.

A MOOVpay oferece aos parceiros varejistas o MOOVcard, uma oportunidade de dar crédito na loja, sem complicar o processo de aprovação, fazendo tudo de forma digital no celular do próprio cliente.     

Nosso compromisso é continuar crescendo sem abrir mão dessa escolha. Repare que nosso slogan é TUDO PRA FAZER VOCÊ FELIZ e nossa hastag principal nas redes é que somos o #MELHORAMIGODOVAREJO.

Estamos te convidando a criar novos hábitos no trato com as pessoas, animais e plantas. Sinta por você mesmo como pequenas atitudes realizam grandes transformações.

Ah! E se você achou legal esse tema compartilhe gentilmente com alguém.

Mais gentileza, por favor! É bom para você, para nós e para o planeta.