O mercado da moda muitas vezes funciona de uma maneira diferente de outros segmentos no varejo. O planejamento e a antecipação são necessários como em qualquer área, mas às vezes esquecemos de alguns fatores que influenciam diretamente nas vendas devido ao produto à venda.
Um exemplo é a moda inverno no Brasil, um país predominantemente tropical. Apesar das grandes indústrias e marcas da moda estarem sempre pensando uma estação à frente, nas lojas a realidade é outra.
Afinal, é muito mais provável vender as coleções de inverno durante o inverno, e não antes. Isso acontece principalmente por o Brasil ser um país tropical, por mais que existam regiões com temperaturas diferentes, o calor está presente em todo o território brasileiro.
O consumidor “se lembra” de comprar roupas e calçados de inverno apenas quando as temperaturas baixam. Por isso, os lojistas devem implantar estratégias para atrair clientes de alto valor, não esquecer de manter os clientes fiéis, mas também vender para um público que busca produtos mais caros para compor o look.
Pensando nisso, a MOOVpay separou aqui algumas dicas de estratégias para você lucrar mais neste inverno!
Estratégias certeiras para lucrar no inverno
Planejar além do estoque
O planejamento de estoque é essencial para qualquer varejo. Para isso é importante trabalhar com as previsões das demandas do seu empreendimento e realizar compras direcionadas e inteligentes. Mas a organização do estoque não é tudo.
Para ter um estoque carregado e que não permaneça estagnado com os mesmos produtos, também é preciso investir em planejamento e melhoramento da sua equipe, principalmente na área das vendas.
Boas ideias são elaborar metas para os seus vendedores após treiná-los para trabalharem de forma mais eficiente e profissional. Seus funcionários também devem receber incentivo para oferecer o crédito digital MOOVcard para novos clientes.
Que tal treinar os melhores vendedores a serem CONSULTORES que conversam com os clientes para falar sobre o consumo consciente? Eles podem usar dicas de moda para convencer o cliente a compor um look criativo levando com peças que podem ser aproveitadas na próxima estação.
Caprichar no visual da loja
Nunca se esqueça que a vitrine é o cartão postal da sua loja! O primeiro contato que muitos dos seus consumidores vão ter com a sua marca será nos 30 segundos em que eles olharão para o seu negócio!
Por isso, é muito importante destacá-la, e é nesse momento que você traz os elementos que remetem à nova estação! Invista em uma decoração temática que convide o cliente a entrar na sua loja.
Se você está sem ideias ou não sabe por onde começar, recomendamos o canal da Vitrine Perfeita e procurar por inspirações e ideias disponíveis no Pinterest.
Além disso, não esqueça de complementar o espaço interno com a sua vitrine, a extensão da loja deve ser tão bonita e organizada quanto para manter o cliente na sua loja e convidá-lo a se sentir confortável no seu espaço!
Promoções e liquidações estratégicas
Definindo o objetivo da sua promoção e o público-alvo, você consegue escolher o benefício mais estratégico para oferecer aos seus consumidores. Dessa forma, você garante uma boa margem de lucro para o seu negócio e ainda atrai novos clientes que podem se tornar recorrentes.
Vale ser criativo e ir além do desconto tradicional direto na etiqueta, que tal experimentar algumas dessas opções:
- descontos progressivos
- pague 1, leve 2
- cupons de desconto
- cashback para a próxima compra
- brindes em compras acima de determinado valor
- condições especiais de pagamento para os itens de inverno
- promoções específicas para os clientes fiéis no WhatsApp
Veja qual a melhor opção para o seu negócio e ofereça diferentes promoções para as vendas online e offline!
Divulgar com antecedência
Quando o assunto é divulgação, quanto antes melhor! Por iso, você deve destacar isso nas suas redes sociais e também através de cartazes, folhetos e até mesmo anúncios no sistema de som da loja, entre outros!
Maximize as divulgações patrocinadas nas redes sociais para chamar os clientes para a sua loja. Crie um sentido de urgência e chame-os para aproveitar o preço imperdível antes que acabe, isso vale tanto para a loja presencial quanto para a virtual!
Criar kits diferenciados para atrair novos clientes
Os kits promocionais são capazes de atrair e fidelizar os mais variados perfis de cliente. Para proporcionar um bom kit promocional, é importante definir o público-alvo, as datas e a quantidade disponível.
Para cumprir o objetivo desta ação, oferecer uma solução fácil e criativa para o seu cliente, é necessário personalizar e inovar nas combinações e preços especiais. E quando um kit der certo, busque trazê-lo novamente ou faça outros kits parecidos e novos por mês, ou data especial.
Proporcionar melhores formas de pagamento
Atualmente, os consumidores levam muito em conta as formas em que elas poderão pagar. Disponibilizar desconto a vista e opções de parcelamento no crédito são indispensáveis para vender mais e atrair novos clientes.
Pensando nisso que os produtos e serviços da MOOVpay são benéficos tanto para quem compra quanto para quem vende! Oferecemos crédito digital com a possibilidade de parcelamento em até 5x sem juros para todos, mesmo quem não tem cartão de crédito comum.
Sendo parceiro MOOVpay, você fornece mais do que apenas outra forma de pagamento para o seu cliente, você fornece um universo de soluções de uma comunidade em MOOVmento por um consumo mais consciente!
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Crédito das imagens: FREEPEK