Com a pandemia, milhares de pessoas acabaram endividadas, e agora sofrem com o duro impasse entre as contas a pagar e a falta de dinheiro. Diante dessa realidade, a MOOVpay preparou um artigo com dicas de organização, planejamento e alternativas para lidar com a situação e sair do vermelho. Vem com a gente saber como sair do vermelho!
O que mostram os dados
O número de famílias endividadas no Brasil aumentou no primeiro trimestre de 2021. Isso ressalta o quanto a pandemia permanece refletindo nos bolsos dos brasileiros e como o controle do orçamento ainda é difícil para a maioria das famílias.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março de 2021 o percentual de endividamento alcançou 67,3%, e apontou para um aumento de 1,1 ponto percentual em comparação a 2020.
Quanto ao mercado de trabalho, em 2021 o desemprego segue em alta e chega a 14,7 milhões de brasileiros e com uma taxa de desocupação recorde segundo os dados do IBGE. Dicas para sair do vermelho nunca foram tão úteis!
Da população ativa no Brasil, 14,7% está ou estava desempregado até abril deste ano, enquanto entre outubro, novembro e dezembro de 2020 o percentual era menor, chegando a 13,9 pontos percentuais. Esse número reflete também a retomada gradual de quem estava isolado na pandemia e volta a buscar um espaço no mercado de trabalho.
A recuperação do mercado e das atividades econômicas é lenta, mas começa a esquentar cada vez mais o trabalho informal e a possibilidade de retomada a economia para um futuro mais sólido.
Apesar disso, ainda há formas para não deixar a pandemia afetar ainda mais o seu bolso, como apresentamos a seguir.
Preparamos 5 dicas da para sair do vermelho
1 – Planejamento financeiro
Chega de dar desculpas, está na hora de colocar tudo no papel – ou no excel! Para uma melhor saúde financeira e controle dos gastos, é extremamente importante fazer um diagnóstico assertivo dos seus ganhos e gastos mensais. É a primeira das nossas dicas para sair do vermelho.
Mas afinal, o que fazer para um bom planejamento?
- Seja realista e ajuste seu padrão de vida ao seu orçamento;
- Fique atento e saiba tudo que entra e sai da sua conta bancária;
- Pratique consumo consciente e compre somente o necessário;
- Anote TUDO na planilha, aplicativo ou caderninho.
Parece bastante coisa, mas calma! Atualmente existem aplicativos que usam da inteligência artificial para ajudar no controle financeiro da sua família, ou ainda modelos de planilhas gratuitos online e fáceis de preencher. Se preferir o papel e caneta também vale, o que importa é retomar o controle dos seus gastos, manter tudo no seu controle e sair do vermelho.
2 – Possíveis cortes de gastos
A segunda dica para sair do vermelho é fazer cortes. Com o aumento cada vez maior nos preços das contas fixas, é importante ponderar as prioridades e, com base no diagnóstico feito previamente, fazer mudanças no seu estilo de vida.
Às vezes diminuir o delivery ou adiar a compra de um novo item dispensável já ajuda para reduzir os custos mês a mês. Além disso, investir o seu tempo para pesquisar as melhores promoções em supermercados e açougues pode ajudar a evitar gastos ainda mais altos.
O segredo é conhecer seu padrão de consumo e cortar os gastos da maneira que seja melhor para a sua realidade! Embarque a família inteira nessa e busque reduzir de forma consciente e saudável.
3 – Renegociação de dívidas
Você já percebeu que o número de inadimplência é um problema sério, né? O pagamento de débitos abertos são prioridade, afinal: quanto mais tempo mais juros, ou seja, mais gastos desnecessários para o seu bolso.
Assim que planejado o seu orçamento e os cortes necessários, aproveite para negociar as dívidas e diminuir os juros o máximo possível. O pagamento à vista é sempre a melhor opção para não contrair mais uma dívida
Entretanto, como última alternativa, você pode buscar por um empréstimo pessoal online ou uma linha de crédito com taxa de juros mais baixa, como o crédito consignado que tem taxas de até 3% ao mês.
O importante é encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento mensal. Ah e tenha cuidado com os empréstimos falsos e os golpes no mercado, procure instituições conhecidas e com uma boa reputação!
4 – Aumente a sua receita
Como já mostramos anteriormente aqui, o trabalho informal tem ganhado bastante espaço no mercado e pode ser uma boa opção para complementar a sua renda. O famoso trabalho freelancer pode render uma grana extra por um tempo de alguma habilidade específica sua ou de um hobby.
Outras opções também são vender roupas e objetos que não são mais úteis, trabalhar com consultoria na sua área, cuidar de animais enquanto os donos estão viajando, fazer artesanato ou até mesmo dar aula particular de algo que te interessa.
Lembre-se que não é um compromisso a longo prazo, e pode ser benéfico tanto para a sua saúde financeira quanto para a sua mente.
5 – Pense a curto, médio e longo prazo
Nessa aventura para sair do vermelho e manter as contas em dia, os seus objetivos pessoais não podem ficar de lado. Além disso, eles te ajudam a ter disciplina com as contas e continuar em busca dos seus sonhos.
Organize o que você quer conquistar em curto, médio e longo prazo e seja realista na hora de traçar essas metas! Analise o quanto é necessário economizar mensalmente e quais os prazos para cada um dos seus objetivos. Lembre-se que imprevistos acontecem e os prazos não são fixos, então não se cobre tanto caso precise de um pouco mais de tempo para realizá-los. Esta foi a última mas igualmente importante dica para sair do vermelho.
Com a MOOVpay você está sempre no azul!
Como uma fintech comprometida com o futuro dos nossos clientes, sempre buscamos as melhores soluções para o seu bolso.
Com o MOOVcard, além de autonomia para realizar suas compras, você ainda tem acesso a um app completo, o Meu MOOV, que te ajuda a fazer a gestão diária dos seus gastos.
E ainda pode contar com o MOOVprêmio, nossa proteção exclusiva para quem tem MOOVcard, e ficar despreocupado com as dívidas do seu cartão em caso de eventualidades!
Com a nossa proteção, além de assegurar o bem-estar da sua família, você ainda garante benefícios exclusivos, e que te ajudam a economizar, como descontos de até 60% nas farmácias da rede Vidalink, além de participar de sorteios mensais com prêmios de até R$10.000,00.
Vai usar nossas dicas para sair do vermelho?
Como você viu nossa equipe se esforçou bastante para lhe oferecer várias formas de sair do vermelho. Demais, né? Então, agora é sua vez de colocar a mão na massa!
Ser MOOVERS é cuidar da saúde financeira e manter-se no azul sem preocupações! Saiba mais em: o que a MOOVpay pode te oferecer!
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.