Com 85% da população adulta já vacinada com a primeira dose da vacina da COVID-19 no Brasil, a pandemia, após dois longos anos, dá uma trégua. Em consenso com essa trégua, nós precisamos manter os cuidados e tomar todas as doses da vacina.

Falando nisso, você está em dia com a sua dose? Não esqueça de ficar atento às redes sociais da prefeitura da sua cidade para saber quando comparecer ao postinho! Mas, é só a vacinação que precisamos ficar atentos?

A MOOVpay sabe que a luta contra a COVID-19 continua, e para vencer o vírus e erradicá-lo, ou seja, eliminá-lo do coletivo, precisamos além de seguir medidas, refletir sobre o que passamos e fazer o que está ao nosso alcance para um mundo melhor.

tregua-na-pandemia-novos-habitos-e-preocupacoes-moovpay-2022Cuidados contra o Coronavírus: apenas em hospitais e transportes públicos?

Especialistas e instituições trazem um otimismo cauteloso para o fim da crise sanitária global, e ela está cada vez mais próxima.

Entretanto, é necessário corrigir alguns erros que têm sido cometidos ao longo dos últimos meses. Algo que precisa ser cobrado dos Governos Federais ao redor do mundo é a distribuição igualitária das vacinas.

E claro, manter todos os cuidados até a pandemia realmente se encerrar, é o que afirma o epidemiologista Pedro Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas.

Segundo ele, é triste saber que as medidas de prevenção da COVID-19 tornaram-se questões político-ideológicas. Do ponto de vista técnico e científico, as medidas como o uso de máscaras, o distanciamento social e a prevenção de aglomerações.

Não se desespere! Conforme o estado da pandemia vai melhorando, Hallal afirma que as restrições e liberações dependem do cenário epidemiológico. Por isso, é importante estar atento às normas e fazer sua parte, como:

  • Uso contínuo do álcool em gel, ele continua sendo nosso melhor amigo contra a COVID-19 e outras doenças;
  • Distanciamento social;
  • Usar máscaras adequadas em lugares obrigatórios, como hospitais e transportes públicos (locais de alta transmissão do vírus);
  • Isolamento voluntário no primeiro sinal da doença – desde gripe e resfriado até o próprio coronavírus;
  • Estar com a vacinação em dia!

Cuidado com as compras: deve ser mantido?

Não só muitas das compras passaram para o e-commerce, o receio de receber o vírus junto com as sacolas é grande, mas especialistas afirmam ser bem menos comum se infectar a partir das superfícies.

Segundo o virologista Jônatas Abrahão, é preciso considerar diversas circunstâncias como: a carga viral depositada em cada superfície, o material em questão, o tempo de permanência ali, as condições climáticas, entre outros.

Entretanto, não é impossível se infectar dessa forma, por isso, é importante tomar cuidados como higienizar a superfície onde os objetos foram colocados e evitar o uso de sacolas plásticas — onde o vírus sobrevive até 3 dias — opte por ecobags feitas de material sustentável.

Assim, você não precisa gastar todos o seu álcool 70% com as sacolas, pode apenas deixá-las tomando um ar para a eliminação do vírus, utilizando-as igual às máscaras reutilizáveis. Diminuindo a contaminação e facilitando o se trabalho ao chegar em casa do mercado!

Para o futuro: o que aprendemos com o vírus

A experiência atual nos prepara para um futuro mais seguro quando falamos sobre como lidaremos com novas pandemias e outros vírus. É importante pensar, que as futuras crises sanitárias são uma questão de quando e não de “se vão acontecer”.

O mundo já lidou com diversas pandemias no passado, e elas são inevitáveis na sociedade. E podemos afirmar, com certeza, que o coronavírus nos preparou para o que pode vir pela frente.  

Além das diversas técnicas científicas e as diversas tecnologias desenvolvidas e melhoradas ao longo desses dois anos, o coronavírus nos ensinou mais sobre empatia, estabilidade e que juntos (mesmo que separados) somos mais fortes.

Analisar a pandemia apenas com olhos científicos nos inibe de pensar como é importante reconhecer e acolher os novos sentimentos, hábitos e a nova realidade que ela nos trouxe.

O vírus ainda existe e não deve ser ignorado!

Sim, esse retorno da liberdade está acontecendo, mas: será que é válido? Será que não devemos nos preservar mais? Até onde vai nossa responsabilidade nessa luta?

Ela não para! Nossa responsabilidade com a sociedade e na luta contra o vírus é de seguir as recomendações, usar máscaras em locais fechados e buscar alternativas que evitem o contato desnecessário com outras pessoas,  e quando sair, se cuide!

E para os papais, seus filhos devem ser educados, para que eles entendam a importância das suas atitudes. A melhor forma é a conversa, a explicação da realidade em termos simples e ensinando a se prevenir na escola e outros ambientes, e acredite, muitas vezes é mais fácil do que explicar para adultos!

A MOOVpay contra o vírus

Uma fintech com soluções 100% digitais não podia deixar de destacar sua parte e dos seus clientes na luta contra o coronavírus. Afinal, pagamento a distância é com o MOOVcard, através da leitura do QR code você encosta apenas no seu próprio celular, mais seguro para você e para quem recebe!

E você, já fez sua parte contra o coronavírus aproveitou as soluções que o app da MOOV tem para te oferecer? Venha saber mais sobre nossa missão e produtos em moovpay.com.br.

___

Imagens gentilmente cedidas por: FREEPIK