Em decorrência da pandemia no país, durante os últimos 2 anos, os processos de transformação digital foram acelerados. Desde então o trabalho remoto tornou-se realidade para grande parte dos brasileiros e o contato através das redes sociais aumentaram principalmente quando falamos na relação consumidor e lojista.
A omnicanalidade da empresa é essencial para os consumidores atuais que estão cada vez mais exigentes com a qualidade e coerência do serviço prestado — especialmente no que diz respeito ao atendimento através do canal da sua escolha.
Por isso, destaca-se a importância de multicanais unificados. Entre os meios de contato mais escolhidos para se comunicar com empresas e demais negócios está o WhatsApp. Segundo especialistas, 55% dos consumidores brasileiros optam por utilizar essa rede social para contatar empresas.
Pagamento pelo WhatsApp: como funciona?
O serviço no app mais popular do Brasil foi lançado em maio do ano passado e permite enviar e receber dinheiro diretamente do WhatsApp. Da mesma forma que compartilhamos fotos e arquivos nas conversas com os amigos, também é possível realizar transferências e pagamentos.
Funcionando 24h por dia, diariamente e sem taxas! O recurso é oferecido pelo Facebook Pay e para usar o serviço é necessário estar com a última versão do WhatsApp instalada. Depois, configurar o Facebook Pay e ter um cartão de débito cadastrado no aplicativo — tanto para realizar quanto receber pagamentos.
WhatsApp Pay x PIX: quais as diferenças?
O WhatsApp Pay é um iniciador de pagamento também conhecido como Pisp. Como o próprio nome já diz, os iniciadores de pagamento apenas dão início a transação, mas não acessam aos fundos movimentados na conta do cliente.
Entretanto, para o cadastro ser autorizado, os clientes devem ter um cartão de débito Visa ou Mastercard de alguma das instituições participantes, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, entre outros.
Já o PIX é um meio de pagamento que serve de alternativa ao TED, DOC, boleto e o próprio cartão de débito. O PIX é um sistema integrado em todos os bancos com mais de 500 mil clientes.
Para utilizar esse serviço, é necessário ter conta (corrente, poupança ou pagamento) em uma das (aproximadamente) 750 instituições parceiras e cadastrar uma ou mais chaves de acesso.
E o nível de segurança?
Por serem sistemas diferentes, a forma com que as transações são protegidas também são diferentes. No PIX são 4 dimensões onde a segurança está pautada: autenticação do usuário; rastreabilidade das transações; tráfego seguro de informações; e regulamentos que mitigam o risco de fraude em todas as transações.
Já o WhatsApp Pay conta com proteção via PIN, biometria e tokenização de dados, o que para especialistas de segurança cibernética alertam que ele pode ser alvo de golpes. Entretanto, essa inovação também é beneficial e traz praticidade para os consumidores e comerciantes.
Alavancando as vendas: uma opção de pagamento apenas no e-commerce?
Apesar da baixa adesão ao WhatApp Pay, ele ainda é um aplicativo com grande potencial de alcance do público. Segundo dados divulgados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box em 2020, 99% dos aparelhos celulares no Brasil possuem o WhatsApp instalado, e 98% dos entrevistados disseram enviar e receber mensagens diariamente pelo aplicativo.
Assim não se pode descartar a presença desse meio de pagamento mesmo com as inseguranças naturais do público. Seu uso facilita as vendas online e também as em loja física! Criando mais um canal de contato com o seu cliente e podendo disponibilizar as novidades — mediante autorização — e fidelizar os clientes que estão apenas “de passagem” pela loja!
A redatora da MOOVpay, Maria Eduarda Oliveira, relata que o uso do WhatsApp Pay é bem simples e reconhece seu possível sucesso futuro:
“Basta adicionar o cartão e efetuar o pagamento, não há a nenhum segredo e, acredito que com o esforço da Meta [antigo Facebook Inc.] em promover mais segurança nos seus aplicativos, o WhatsApp Pay será mais e mais utilizado pelos consumidores brasileiros”.
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Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.