Para esse novo ano, apesar de tudo estar retornando gradualmente ao normal, ainda se espera grande instabilidade no mercado financeiro e, consequentemente, na renda dos brasileiros. Considerando também que este é o ano de eleição, o futuro incerto pode conduzir o consumidor recuar na hora da compra e pensar sempre duas vezes.

Ao mesmo tempo, dentre as principais mudanças no consumo esperadas em 2022, encontramos a progressão e o desenvolvimento rápido das tecnologias para facilitar a vida do consumidor. Tão rápido quanto as empresas devem estar atualizadas para proporcionar somente o melhor aos seus usuários.

Mas não acredite que somente o mundo digital terá o holofote, apesar das facilidades de entregas, o consumidor também está cansado das telas e da falta de contato social. O apreço por lojas e serviços locais intensificam-se neste período pós-pandêmico justamente pelo aumento da conscientização ecológica e sustentável das suas ações.

Quando falamos de consumo, na base da pirâmide de interesse do consumidor estarão produtos e serviços essenciais, como alimentação, higiene, vestuário básico e transporte. Já o lazer e a socialização ficam em segundo plano tendo sua parte no orçamento reduzida e direcionada para interesses específicos, como de um consumo consciente e responsável tanto com o planeta quanto com a sua comunidade.

Quais as tendências? Algum setor em específico irá bombar?

Conforme o manual do TrendWatching com base em suas pesquisas, “22 for ‘22”, grandes tendências deste ano estão relacionadas com o consumo consciente e o maior interesse da população por consumir localmente.

Segundo a pesquisa, ao nível mundial, quase dois terços (62%) das pessoas confiam mais nos líderes das comunidades locais do que nos CEOs e políticos. Já quando falamos de sustentabilidade, o avanço do aquecimento global e a quantidade exorbitante de notícias lamentáveis sobre o tema, quase metade dos jovens (46%) afirma que a chamada eco-ansiedade afeta a sua vida diária e a sua rotina habitual.

Percebe-se que as necessidades dos consumidores também estão associadas com as responsabilidades das empresas com as quais eles optam por consumir. Entretanto, quase um terço (32%) dos consumidores afirmam que a falta de opções é o principal fator para não fazer compras de forma sustentável. As pessoas até querem melhorar os seus hábitos de consumo — ambiental, social, ou outro —, dispostas a pagar mais por isso, mas não conseguem por falta de opções e mercado para isso.

Sendo assim, percebe-se uma brecha para os novos empreendedores e investidores, em negócios locais que preservem a história e a comunidade local, além de negócios sustentáveis e responsáveis social e ambientalmente.

Estratégias de CX para ajudar!

O estudo feito pela Qualtrics, “2022 Global Consumer Trends”, separa em quatro as principais demandas do consumidor quanto a experiência na hora da compra.

Preparamos aqui alguns dos pontos principais para considerar na experiência do cliente do seu negócio e como ele pode melhorar. Borá lá!

1 — Ser ouvido pra valer!

As empresas que não ouvem, e agem conforme o feedback, terão muita dificuldade em continuar a recebê-lo no futuro. O primeiro passo é requisitar o feedback formal dos seus clientes e buscar reclamações e sugestões que se destaquem e façam sentido na sua empresa. Por isso é importante fazer uma autocrítica do seu negócio e realmente fazer valer a opinião do seu cliente, pois ele é fundamental no seu negócio.

2 — Não ser apenas um número na planilha

62% dos consumidores na pesquisa falaram que os negócios devem tratar humana e respeitosamente o cliente e sem colocar as necessidades da empresa em primeiro lugar. O melhor de tudo é que esses consumidores que por vezes são vistos como exigentes, na realidade estão aptos a pagar mais pelo atendimento quando ele é humanizado e pautado na empatia.

3 — Possibilidade de escolha na hora de interagir

O atendimento omnichannel já era realidade nos anos passados, agora em 2022 mais ainda. Segundo a PhD em Ciência de Produto XM, os consumidores querem poder completar as suas tarefas a qualquer hora, em qualquer lugar, independentemente do canal e, por isso, a maioria das empresas precisa ainda entregar uma experiência omnichannel otimizada.

4 — Saber que o dinheiro está sendo bem gasto!

As recomendações positivas são essenciais para a decisão final do consumidor, as pessoas têm 3,5 vezes mais chances de comprar de um negócio após uma experiência positiva e 5,1 vezes mais chances de recomendá-lo. Sendo assim, uma boa experiência é fundamental para reduzir a perda de clientes e atrair novos consumidores.

Para isso deve-se ter um padrão ágil baseado em dados para entender melhor o seu cliente e o mercado, além disso, deixe a experiência de compra mais natural possível através de uma comunicação integrada e eficiente. Por último, mas não menos importante, revise as necessidades do seu cliente na hora da compra melhorando a partir de seus feedbacks.

Continue ligado aqui na MOOVpay e fique por dentro das melhores estratégias para que a experiência do seu cliente seja sempre a melhor no mercado!

Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.