Muitas vezes imprevistos acontecem: bateu o carro e precisa de conserto, uma emergência médica passageira, ou até mesmo perder o emprego de repente. Estamos sempre sujeitos a passar por coisas assim!
Além do desgaste emocional que acompanham muitos destes imprevistos, eles também podem comprometer uma – grande – parte do seu orçamento financeiro. Infelizmente, os impactos são negativos quando não estamos preparados com uma reserva de emergência, especialmente para a nossa saúde financeira.
Se você também não está conseguindo poupar já faz um tempo, saiba que você não está sozinho. Segundo a 4ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 64% dos brasileiros não conseguiram economizar seu dinheiro em 2021.
Pensando nisso e no melhor para o seu orçamento, a MOOVpay preparou este artigo com algumas atitudes para evitá-las, além de dicas de como contornar a situação quando já formada! Vem com a gente:
Atitudes para estar preparado
Nós sempre nos preparamos antes para algo que já sabemos que vai acontecer, mas quando se trata de imprevistos não é bem assim. Mesmo estando conscientes de que imprevistos acontecem, preferimos achar muitas vezes que não irão acontecer!
Bora começar a agir para estar preparado para o futuro? Vem saber mais sobre as atitudes que você pode tomar para estar preparado para qualquer imprevisto financeiro:
Conscientize-se sobre os seus gastos
Está na hora de anotar todos os seus gastos! Para lidar com os imprevistos do futuro, é extremamente importante estar atento ao presente. Por isso, fique atento e saiba tudo que entra e sai da sua conta bancária.
É importante fazer isso para que assim, você seja realista e ajuste seu padrão de vida para que ele caiba no seu orçamento. Para estar ainda mais preparado, você pode ainda praticar o consumo consciente e comprar somente o necessário, uma boa prática é economizar o dinheiro que sobra depois de não comprar algo dispensável!
Portanto, anote TUDO na planilha, aplicativo ou caderninho. Atualmente existem aplicativos que usam da inteligência artificial para ajudar no controle financeiro da sua família, ou ainda modelos de planilhas gratuitos online e fáceis de preencher. Se preferir o papel e caneta também vale, o que importa é retomar o controle dos seus gastos, manter tudo no seu controle para tomar o próximo passo.
Crie a sua reserva financeira
Depois de estar tudo organizado, é hora de começar a montar a sua reserva de emergência! Ela é pensada para que você use exatamente nestes momentos inesperados, diminuindo sua ansiedade com a falta de dinheiro.
Muitos especialistas financeiros recomendam você ter na sua reserva financeira o equivalente a seis salários mensais – para os autônomos, vale uma média da sua receita nos últimos 12 meses.
Mesmo que você não consiga guardar tantos meses de salário, o importante é começar! Dessa forma, sejam 1, 2 ou 3 salários, eles já são uma reserva para ser utilizada em alguma emergência!
Proteja-se com seguros
Existem diversos tipos de seguros e de seguradoras, o que vale é priorizar a qualidade da empresa que está oferecendo o seguro e quais as condições – até as mais escondidas – no contrato!
O seguro que melhor cabe para você e sua família, também é aquele que não compromete o seu orçamento mensal e te deixa preparado para qualquer imprevisto.
Foi pensando nisso, e desejando proteger os nossos clientes MOOVcard, que criamos o MOOVprêmio: uma proteção exclusiva para você e para a sua família em casos de eventualidades, e que pode ser garantida por um preço baixo mensal que cabe no seu bolso.
Uma segurança extra para os nossos clientes, que gera bem estar e tranquilidade, e ainda dá direito a descontos de no mínimo 20% em todas as farmácias credenciadas da rede Vidalink, e direito à participação em sorteios mensais, com prêmios de R$5.000,00 e R$10.000,00, dependendo do plano de seguro escolhido!
Saiba mais!
Contornando a crise: algumas dicas
Se você está passando por um momento de aperto, não tenha medo! Separamos aqui algumas dicas para você lidar com a crise no momento e contorná-la.
Mantenha a calma
O primeiro passo é manter a calma, não se desespere! Isso só vai dificultar ainda mais a situação. Respire fundo, analise seus gastos e planeje seus próximos passos de forma realista.
Coloque tudo em ordem, veja se você pode apenas cortar os gastos ou se será necessário tomar atitudes mais drásticas como pedir um empréstimo ou vender o carro! Veja as melhores opções dentro da sua realidade financeira.
Aqui no blog nós já falamos um pouco sobre os empréstimos e quando ele é uma boa opção!
Busque fontes alternativas de renda
Hora de botar a mão na massa, existem diversas plataformas para você divulgar o seu trabalho ou até mesmo um hobbie para as horas extras! Assim o trabalho não fica tão maçante e você ainda consegue aquele din din extra pra ajudar nas despesas.
Não tenha medo de pedir ajuda
Seja para pedir aos amigos para fortalecerem e divulgarem seu trabalho, seja um empréstimo com algum familiar que pode ajudar.
A maioria já passou por algum imprevisto e sabe como uma ajuda, seja ela qual for, pode nos levar de volta ao equilíbrio!
Lembrou de mais alguma dica e quer compartilhar? Participe do nosso blog, deixe seu comentário aqui!
Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.