No universo corporativo as inovações tecnológicas tornaram-se pautas prioritárias e ainda mais aceleradas em decorrência da pandemia do coronavírus. E é diante dessas mudanças e inovações que chegaram para ficar, que a MOOVpay separou algumas previsões sobre o futuro das tendências digitais e algumas das principais trends para 2022.

De fato, o cenário tecnológico não irá parar, especialistas de TI continuarão atentos a tudo que pode fazer a diferença no mercado digital nos próximos anos. Segundo uma pesquisa do IDC (International Data Corporation) — fornecedora global de inteligência de mercado — o investimento em transformação digital deve crescer 15,5% até 2023, perto dos 6,8 trilhões de dólares.

Já em 2022, cerca de 70% das empresas já terão intensificado o uso de ferramentas digitais conforme mostra o mesmo estudo. Tudo isso fará com que os processos de digitalização e as soluções tecnológicas sejam indispensáveis para o futuro do seu negócio.

Quais tecnologias já começam a dar as caras e devem explodir nos próximos meses?

Uma das tecnologias que está dando o que falar é o famoso metaverso, sobre o qual já falamos anteriormente aqui no blog, e que deve demorar para se consolidar no país, apesar das altas expectativas para essa nova junção da realidade e o mundo virtual.

Da mesma forma, o mercado tecnológico caminhará em busca de novas formas de auxiliar o ser humano desde as tarefas mais simples até as mais complexas. Como, por exemplo, a hiperautomação e o uso de Inteligência Artificial Generativa, e, por que não, a realidade aumentada na hora da compra?

As apostas de 2022

A exclusão digital não será mais um problema, a Forrester prevê que 85% dos usuários da internet via satélite estarão localizados em áreas rurais. Assim, o trabalho remoto e em instalações remotas passarão a se beneficiar da nova tecnologia diminuindo a exclusão digital e competindo com o 5G sobre o qual falaremos mais no próximo tópico!

Da mesma forma, a coleta de dados do usuário para o melhor conhecimento dos seus clientes — o famoso Big Data — permanecerá ganhando destaque para o varejo, além de ser indispensável para a sobrevivência das mais variadas empresas.

A privacidade também ganha ainda mais espaço em 2022, com a LGPD já em vigor, as empresas devem proteger e cuidar dos dados dos seus clientes, visto que os ataques hackers e os vazamentos de dados infelizmente continuarão a fazer parte do futuro da tecnologia.

O que deve perder força

Em um mundo que avança tecnologicamente a cada segundo, os trabalhos manuais e não automatizados vão perdendo cada vez mais a sua força. O ‘Me chame no WhatsApp’ não será o suficiente para saciar a rapidez e o imediatismo requerido pelo consumidor tecnológico.

O Marketing Digital também não aceitará poucas informações, para entrar na competição e concorrer com grandes marcas, o varejo deverá investir em tecnologias e mais ainda em conhecimento sobre elas.

As principais trends tecnológicas para o próximo ano

1. Internet das Coisas (IoT)

Você já ouviu falar na Internet das Coisas? Como o próprio nome já diz, a IoT diz respeito a conectividade de dispositivos com a internet para que eles interajam com as pessoas, os aplicativos e entre eles mesmos.

Sua aplicação vai além do Smartphone e agora também pode ser útil em diversos segmentos como o da saúde, do agronegócio e a própria prestação de serviços. Será um desafio que forçará a inovação das empresas com soluções diferentes das já conhecidas no mercado, como na facilitação dos negócios e como forma de estratégia competitiva.

2. IA Generativa

Pelo menos um quarto das empresas ao redor do globo adquirirá pelo menos um projeto de software de IA até 2023, segundo o IDC. A IA está cada vez mais forte e além de melhorar a automatização dos processos, ainda pode ajudar no quesito segurança das informações coletadas.

Aprendendo cada vez mais novos artefatos e realizando criações inovadoras a partir de modelos originais, a IA Generativa conta com os dados para guiarem as mudanças nas plataformas online. Assim, é possível utilizar essa tecnologia para direcionar empresas a tomarem decisões inteligentes e personalizadas ao público daquela plataforma em específico.

3. Acessibilidade é prioridade

A já conhecida experiência do consumidor (CX) tem considerado também a acessibilidade para todos. Assim, em 2022, a Forrester prevê o direcionamento de 10 bilhões de dólares para que a área de design forneça uma experiência acessível a todos os públicos gerando impacto.

4. O ser humano no centro da tecnologia

A ousadia e a criatividade são cada vez mais cobradas pelos executivos das grandes empresas. A tecnologia sente a pressão constante de se manter atualizada e constantemente inovadora.

O ser humano como foco aumenta a pressão para que as tecnologias voltem seus esforços para a experiência total ou multiexperiência de integração entre o colaborador, usuário e cliente, e assim gere mais confiança, satisfação e fidelização dos clientes finais.

5. Experiência por voz

O novo nível de praticidade e comodidade agora é com a experiência por voz. A jornada do cliente pode ser melhorada com soluções de assistentes de voz.

6. Hiperautomação

Diga adeus aos trabalhos burocráticos e manuais, em busca da minimização de erros e do retrabalho, os softwares de automatização e execução de tarefas, atividades e processos promovem a tendência da colaboração humano e máquina.

Com a hiperautomação ganha-se tempo e produtividade da equipe, potencializando o trabalho individual e abrindo espaço para novas estratégias de venda e criatividade individual dos colaboradores.

7. TI no backstage de tudo

Segundo a mesma pesquisa da IDC, em 2022, cerca de 40% dos orçamentos da área de TI serão redistribuídos para outros setores. Justamente devido às plataformas em nuvem e o espaço de trabalho virtual, as equipes de TI serão responsáveis por monitorar o funcionamento das tecnologias nas empresas de longe.

Consequentemente o futuro do mercado de trabalho conta com um ramo em expansão que requer novas vagas e profissionais capacitados em inteligência artificial, linguagens da programação e em ciência/segurança de dados.

2022 promete e a MOOVpay está preparada para o que der e vier! E você, vem com a gente? Seja um MOOVer você também!

Ilustrações gentilmente cedidas por FREEPIK.